segunda-feira, 6 de maio de 2019

Dia da matemática


 
Adorada por muitos e evitada por tantos outros, a matemática é uma ciência exata fundamental na vida do ser humano. As pessoas utilizam, no dia a dia, objetos desenvolvidos após vários cálculos matemáticos, como cadeiras, mesas, computadores, sapatos, roupas, entre outros. 
Esta data é comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática há muito tempo, mas apenas com a lei nº 12.835, de 26 de junho de 2013, que o Dia da matemática passou a ser oficialmente reconhecido no país.
A escolha do 6 de maio é uma homenagem a Júlio César de Mello e Souza, professor de matemática e escritor brasileiro, nascido em 6 de maio e conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.

Quem foi Malba Tahan?
Julio César de Mello e Souza nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro. Passou a usar o pseudônimo de Malba Tahan para conseguir editar os seus livros.
Escreveu mais de 120 livros, dos quais 50 deles dedicados à Matemática, sendo o mais famoso intitulado "O Homem que Calculava", publicado em 1938.
Professor, pesquisador, engenheiro, escritor e editor, acreditava que o ensino de Matemática poderia ser desafiador e envolvente.
Ele ensinava Matemática por meio de atividades lúdicas e imaginativas. Usando personagens árabes, criava histórias e enigmas que despertavam a curiosidade nos alunos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário